Entenda a estratégia de cross docking para a logística da sua empresa

A logística de uma empresa é a razão pela qual ela funciona. Seus processos de entrega, armazenagem e distribuição devem ser eficientes e precisos para que o negócio possa continuar operando com sucesso. Neste conteúdo explicaremos um pouco melhor como o cross docking pode ajudar em todo o processo da sua empresa.

O que é cross docking?

Na tradução literal, cross docking significa “cruzando as docas”. O conceito surgiu no final dos anos 1980 como uma solução para reduzir custos operacionais. Cross docking é uma estratégia de distribuição que foge dos métodos tradicionais, e traz maior agilidade em todo o processo de distribuição de mercadorias.

O cross docking é um sistema de distribuição que recebe as mercadorias adquiridas, e as distribui para o cliente final diretamente. Ou seja, em termos práticos, o vendedor não precisa de um local para armazenar suas mercadorias, já que o fornecedor envia o produto para o centro de distribuição, conforme a demanda do cliente final, que efetiva a entrega no prazo prometido.

O cross docking é muito utilizado por lojas online e e-commerces, principalmente para otimizar recursos de locais próprios de armazenamento, isso torna o modelo muito vantajoso para os negócios.

Em um resumo simplificado funciona da seguinte forma: quando alguém compra um determinado produto, o mesmo é enviado para um centro de distribuição ou armazém que, através de um sistema de logística robusto de redistribuição, envia o produto comprado para o cliente final.

Principais vantagens do cross docking

A estratégia logística de cross docking permite muito mais agilidade na entrega das mercadorias para o cliente, e acima de tudo, o investimento com espaços físicos de estoque é poupado. Em contrapartida é importante ter um sistema de logística robusto para sincronizar as ações cuidadosamente, e assegurar que o produto chegará seguramente no prazo para o cliente final.

Dito isso, podemos listar benefícios como:

Agilidade: no sistema de cross docking, o estoque é substituído por um centro de distribuição onde a única finalidade é proporcionar eficiência. Esse centro é responsável por preparar e reenviar a mercadoria enviada pelo fornecedor o mais rápido possível para o comprador. Quem ganha é cliente da sua empresa, com tudo correndo corretamente, ele receberá sua compra em um prazo menor, e isso proporciona credibilidade e fidelidade para o seu negócio.

Redução de custos operacionais: como sua empresa não precisará de espaços físicos para estocar produtos, certamente otimizará investimentos.

Flexibilidade de produtos no estoque: Na medida que o fornecedor irá enviar os produtos, conforme forem sendo adquiridos, sua empresa não precisará se preocupar com ter ou não o produto no estoque. Sendo assim, também não irá precisar fazer uma previsão de demanda tão “fechada”, tornando a operação mais flexível.

Controle na entrega: com o sistema de cross docking, o responsável pelo envio dos produtos adquiridos é o próprio gerente no ponto de venda, possibilitando maior controle sobre as entregas.

Como implementar o cross docking no seu negócio

Para implementar um sistema de cross docking eficiente na sua empresa, você vai precisar passar por alguns pontos estratégicos importantes. É extremamente importante coordenar e sincronizar esforços e ações em toda a cadeia de suprimentos. Abaixo listamos algumas dicas importantes para ajudar a iniciar o planejamento da sua empresa.

  1. Invista em ERP (Enterprise Resource Planning): para que a operação do cross docking funcione, sua empresa precisa ter eficiência na sincronização do fluxo de mercadorias, informações internas e com fornecedores. Saber precisamente quando será recebido, em que quantidade, e qual o destino, são fundamentais para um bom planejamento das operações. ERP é um excelente sistema de gestão empresarial para sincronizar e organizar o fluxo de informações na sua empresa, junto com os diversos setores envolvidos nas operações.
  2. Equipe treinada e preparada: sem uma equipe preparada para fazer a gestão da atividade, e sem uma comunicação organizada e eficiente entre fornecedores, pedidos e distribuidores, a estratégia não funcionará com sucesso.
  3. Negocie com fornecedores: para que o cross docking funcione com excelência, sua empresa irá precisar de fornecedores de extrema confiança para formalizar acordos logísticos, de modo que eles reservem um estoque de “X” unidades do item “Z”, e que também especifiquem um tempo de reposição. Dessa forma, sua empresa garante ao seu comprador que o produto solicitado sempre estará disponível.
  4. SAC eficiente: imprevistos sempre podem acontecer. Então tenha um bom serviço de SAC. O objetivo é que seu cliente fique sempre seguro, sabendo que pode contar com sua empresa para eventuais dúvidas, e ou possíveis informações sobre o progresso da entrega do produto.
  5. Teste antes: antes de fazer grandes investimentos e iniciar uma transformação na sua empresa, faça um projeto piloto, teste. Antes de mudar todos os seus processos, faça um teste com um volume de entregas menor, com uma amostragem. Dessa forma, seu negócio será capaz de estabelecer as melhores práticas, com decisões mais assertivas baseadas em dados.
  6. Centro de distribuição: o centro de distribuição precisa suportar a demanda de forma adequada, tecnologicamente robusta e organizada para manter a eficiência da operação.

Veja como a Marlog Logística e Armazenagem pode ajudar sua empresa com cross docking e outras soluções eficientes em logística

A Marlog Logística e Armazenagem é uma empresa do Grupo Maroni especializada no processo de armazenagem e distribuição de cargas. Oferece soluções integradas com alta flexibilidade operacional e capacidade de customização para atender as diferentes necessidades de cada cliente.

Sua estrutura operacional da conta com filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na Marlog, você encontra soluções completas para movimentação de mercadorias, tais como: recebimento, conferência, consolidação, paletização, armazenagem, separação, picking e expedição de cargas lotação e fracionadas na região da grande São Paulo e no estado do Rio de Janeiro.

Também oferecem serviços de etiquetagens, montagem de kits, roteirização de entregas, agendamentos, transbordos de cargas, repaletizações e operações de cross-docking.

A Marlog conta com terminais de armazenagem que somam 73.600 metros de área coberta, e capacidade para 58.300 posições paletes. As estruturas de armazenagem são modernas, com amplo pátio para manobrasárea de apoio para os motoristas, Docas cobertas com sistema de endereçamento WMS e equipamentos de movimentação modernos e atuais.

E aí, está pronto para implementar um sistema de logística mais robusto e eficiente na sua empresa? Então entre em contato com a Marlog Logística e Armazenagem e fale diretamente com os nossos especialistas, além de tirar possíveis dúvidas, eles irão oferecer uma ótima solução para sua empresa: faleconosco@marlogbrasil.com.br

Para saber mais sobre as soluções da Marlog Logística e Armazenagem, acesse a página oficial no site do Grupo Maroni: https://www.grupomaronibrasil.com.br/marlog-logistica-armazenagem

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com a sua opinião. Aproveite e veja também: Entenda os principais benefícios em alugar a frota da sua empresa