O que é intralogística?
Empresas dos mais diversos setores lidam com uma infinidade de atividades que necessitam de sistemas e ferramentas para otimização de controle e processos. Operações de intralogística são um conjunto de ações necessárias para movimentação e gerenciamento de insumos dentro do ambiente onde estão armazenados. Também conhecida como logística in house, esse modelo operacional é fundamental para a excelência do funcionamento da empresa.
O principal objetivo das estratégias utilizadas na intralogística é otimizar ao máximo a circulação de mercadorias dentro do CD. Para que isso seja possível, são realizados investimentos em planejamento, tecnologias de gestão e automação, adoção de indicadores e implementação de metodologias de trabalho integradas. Dessa forma, é possível agilizar rotinas e minimizar falhas e gargalos na operação.
A gestão de intralogística tem um planejamento abrangente e eficiente que é realizado em conjunto com outros setores da empresa. Estabelecendo contato ativo com parceiros comerciais, embarcadores, profissionais de vendas e compra de suprimentos, por exemplo, a estratégia de intralogística consegue identificar a melhor forma para estruturar suas ações e evitar investimentos desnecessários em recursos.
Além disso, existe uma análise contínua dos resultados através dos indicadores de performance estipulados no planejamento, para que exista o máximo de eficiência sempre. Dessa forma, o time tem a oportunidade de elaborar fluxos que sejam mais ágeis, possibilitando que toda a cadeia tenha uma ampla visão dos processos e possa realizar uma entrega de maior qualidade.
Entre as principais etapas analisadas na gestão de intralogística podemos citar:
- Recebimento e conferência dos materiais necessários;
- Transporte desses materiais até suas áreas de armazenamento;
- Lançamento dos produtos no sistema e estoque;
- Estocagem e armazenamento de cada item;
- Distribuição dos itens para os setores solicitados;
- Movimentação dos materiais dentro do CD;
- Monitoramento e rastreamento de cada item, entre outros;
Aproveite e leia também: Os benefícios da estratégia de cross-docking para sua empresa
As melhores práticas para investir em intralogística
Além da utilização dos softwares de gerenciamento de estoques (WMS), a tecnologia vem se mostrando presente como aspecto importante na otimização da intralogística, o objetivo é proporcionar maior eficiência e precisão nos processos internos e análises.
Atualmente, por exemplo, já é possível encontrar em diversas empresas a implementação de robôs nas operações de movimentação de paletes e separação de mercadorias, otimizando as atividades de picking, e carga e descarga dos processos logísticos.
Além disso, a intralogística ainda está sendo beneficiada através da implementação de veículos autônomos, como os carros AGV dentro das operações, que fazem o transporte automatizado sem a necessidade de acompanhamento de um colaborador, e otimizando processos de movimentação.
Independente de qual seja a estratégia adotada, é essencial contar com um bom planejamento logístico. Através do mesmo, a equipe tem a oportunidade de contar com uma visão global de todas as etapas da operação, e terá ganho de performance nas funções executadas.
E sejam quais forem as mudanças e oportunidades implementadas na empresa através da intralogística, é mandatório manter as equipes alinhadas. Neste raciocínio, promova treinamentos para que entendam as mudanças executadas pela gestão, analise quais são as principais necessidades, monitore continuamente os resultados, e solicite feedbacks aos profissionais sempre que possível, isso irá permitir que as lideranças participem e implementem melhorias.
Elencamos alguns pontos fundamentais na implementação da intralogística:
- Planejamento estratégico;
- Análise de processos e engenharia;
- Automação de instalações;
- Integração e implementação de sistemas;
- Tecnologia e manuseio de materiais;
- Sistemas de T.I;
- Gerenciamento de projetos;
- Controles PLC;
- Integração de banco de dados;
- Soluções de gerenciamento de armazém e transporte;
- Monitoramento operacional, remoto, relatórios analíticos e suporte técnico.
Principais vantagens da Intralogística
Redução de investimentos
Quando falamos em movimentação otimizada, o primeiro benefício que surge é o da redução de custos. A intralogística visa eliminar movimentos desnecessários e reduzir os tempos de entrega, o que também permite aumento na produtividade.
Otimização da infraestrutura
Com a gestão de intralogística, é possível fazer com que as ferramentas disponíveis sejam utilizadas da melhor maneira possível. Dessa forma, acaba ficando mais fácil identificar falhas e melhorias relacionadas a materiais, ferramentas e espaço, por exemplo.
Aumento da produtividade, maior competitividade de mercado
Com o aproveitamento pleno dos recursos empresariais e cada equipe focada na otimização do trabalho, é possível aumentar a competitividade de mercado, já que sua empresa consegue colocar todos os itens anteriores em práticas otimizadas.
Aproveite e leia também: Plano Nacional de Logística 2035
Está pronto para implementar um sistema de intralogística mais exclusivo, robusto, eficiente e tecnológico na sua empresa?
Com operação intralogística robusta em clientes como Piraquê, Kellogg’s e M.Dias Branco, conheça mais sobre a Marlog Logística e Armazenagem
Contando com filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Marlog Logística e Armazenagem é uma empresa do Grupo Maroni especializada no processo de armazenagem e distribuição de cargas.
Além da vasta expertise em intralogística, a Marlog possui terminais de armazenagem que somam 73.600 metros de área coberta, e capacidade para 58.300 posições paletes, as estruturas de armazenagem são modernas com amplo pátio para manobras, área de apoio para os motoristas, Docas cobertas com sistema de endereçamento WMS e equipamentos de movimentação tecnológicos e atuais.
A Marlog oferece soluções completas para movimentação de mercadorias como: recebimento, conferência, consolidação, paletização, armazenagem, separação, picking, expedição de cargas lotação e fracionadas, além de oferecer serviços de etiquetagens, montagem de kits, roteirização de entregas, agendamentos, transbordos de cargas, repaletizações e operações de cross-docking.
Quer saber mais?
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com a sua opinião. Aproveite e leia também: Entenda a estratégia de Cross Docking para sua empresa