Black Friday 2021 intensifica a movimentação do mercado de transporte rodoviário de cargas, logística e armazenagem

Black Friday 2021 intensifica a movimentação do mercado de transporte rodoviário de cargas, logística e armazenagem

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e é uma das datas mais esperadas no comércio varejista. No Brasil, a data demorou para ganhar força, mas hoje é uma das principais campanhas de vendas no comércio físico e virtual.

A transformação digital do consumidor nos últimos anos tornou essencial a atualização das marcas. Com o primeiro semestre de 2021 movimentando R$ 53,4 bilhões em vendas, o esperado para o segundo semestre, juntamente com as promoções, são boas experiências e ações das empresas voltadas aos clientes segundo o site e-commercebrasil.

Segundo levantamento realizado pela Ebit-Nielsen, empresa que monitora as operações comerciais do e-commerce no Brasil, no ano de 2020, a Black Friday movimentou 4,02 bilhões de reais em compras online, o que corresponde a um aumento de 25,1% em comparação ao mesmo período do ano de 2019.

A intensificação das compras via internet, refletem e movimentam diretamente o setor do transporte rodoviário de cargas, logística e armazenagem, responsáveis por abastecer com produtos grandes clientes como Magazine Luiza, Americanas.com, Mercado Livre, P&G, Via Varejo, entre outros, e participam ativamente também da distribuição para o consumidor final. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (SETCESC), o setor é responsável pela movimentação de 65% do volume de carga no âmbito nacional, razão pela qual 75% da produção do país se opera por intermédio da malha rodoviária.

Na intenção de compra para a Black Friday deste ano, o top 10 de categorias na pesquisa da Ebit/Nielsen incluem:

  • Eletrônicos (44%);
  • Eletrodomésticos (39%);
  • Casa e Decoração (30%);
  • Informática (29%);
  • Moda e Acessórios (28%);
  • Cosméticos e Perfumaria (24%);
  • Telefonia/Celulares (23%);
  • Livros (18%);
  • Games (15%);
  • Alimentos & Bebidas (14%);

Fatores importantes que tornam o transporte de cargas da sua empresa mais eficiente na Black Friday

 O Transporte de cargas eficiênte é uma grande vantagem estratégica qu pode ser o diferencial da sua empresa durante a Black Friday 2021, confira algumas dicas:

1 – O rastreamento de entregas é um grande diferencial para a sua empresa durante a Black Friday. O motivo é que ao conseguir rastrear o transporte da carga, o cliente tem uma melhor noção de quando a sua encomenda chegará, já que em alguns casos, ela pode chegar dias antes do prazo estimado;

2 – Se o preço do transporte de cargas for um dos fatores de desistência do seu cliente, isso pode significar que sua empresa precisa de um sistema de cotações online para garantir preços de frete mais competitivos durante a Black Friday 2021;

3 – Se a sua empresa possuir uma área de cobertura de entregas pequenas, a parcela de clientes que você irá atrair será menor. Sendo assim, a sua lucratividade durante o período também será menor. Outro fator decisório é o tempo de entrega. Apesar de não ser uma data tão sensível a atrasos como o Natal, por exemplo, a demora na entrega pode gerar frustração e insatisfação do seu cliente com a sua empresa, gerando avaliações negativas que podem afastar novos clientes;

Como se preparar para a Black Friday 2021

Seja no mercado B2C ou no B2B, muitas empresas acabam perdendo a oportunidade de vender mais neste período porque não executam um bom planejamento com antecedência. O importante é manter os processos organizados para ter eficiência, separamos mais algumas dicas para ajudar:

  1. Tenha seu objetivo claro – durante a Black Friday, existe uma maior possibilidade de conquistar clientes, o consumidor já conhece a data e procura as ofertas dos itens que deseja. Para ser assertivo na comunicação com o cliente, é importante definir qual vai ser o foco do negócio ao participar da data;
  2. Faça uma projeção das suas vendas – calcule a sua taxa de vendas média, para ter uma noção do quanto poderá vender durante a Black Friday. Caso já tenha participado de outras edições, analise os números para realizar projeções mais precisas. Você pode usar o histórico de vendas para analisar quais são os produtos mais procurados e os mais vendidos para explorar durante o período promocional.
  3. Preocupe-se com a logística – não basta apenas escolher os produtos para vender, é preciso fazer com que os itens cheguem ao cliente sem avarias e em um prazo competitivo. A estratégia logística é fundamental e deve passar tanto pelo estoque, fornecendo agilidade na separação e movimentação de produtos, como também pela entrega;
  4. Deixe seu setor de transportes estruturado – esse é o momento de verificar as condições e realizar a manutenção dos veículos que farão seus produtos chegarem até seus clientes. Caso o transporte seja terceirizado, sua empresa precisa se apressar para negociar com as transportadoras. Escolha aquelas que fazem entregas com segurança e não têm medo de investir em tecnologia, como rastreamento e monitoramento de cargas;
  5. Avalie sua estrutura digital – assim como a logística, o seu sistema de e-commerce deve suportar o volume de acessos esperado, que deve aumentar neste período. Nesta estratégia, é importante contar com um parceiro tecnológico, que forneça um plano de ação, assim como melhorias e soluções para retenção de clientes;
  6. Fidelize clientes – já sabemos que o e-commerce é o canal de vendas que mais atrai novos consumidores atualmente. O grande desafio é mantê-los através de um bom atendimento e entrega no prazo acordado. Feito isso, existe uma grande possibilidade do consumidor se tornar cliente. Após, é só fidelizá-lo por meio de uma comunicação assertiva com benefícios e vantagens;

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com a sua opinião. Aproveite e leia também: Grupo Maroni de mãos dadas com o Novembro Azul